O que é Inbound Marketing

O Inbound Marketing é um meio que vem transformando a realidade de muitas empresas, visto que que ele tem o objetivo de atingir as expectativas estipuladas para a marca, além de melhorar seu engajamento, transmitir autoridade, modificar as dimensões de uma empresa e alcançar novos clientes.

Como é possível notar, o Inbound Marketing consegue trazer muitas oportunidades benéficas para um negócio ou uma empresa.

Sendo uma realidade dentro de muitas empresas, não importa qual o objetivo principal, o Inbound Marketing certamente conseguirá desenvolver uma estratégia apropriada para o seu negócio.

Portanto, para ser mais fiável nessa estratégia, continue conosco!

 

Ferramentas para Inbound Marketing

Antes de mais nada, para desenvolver um bom marketing, é preciso ter boas ferramentas ao seu dispor.

Ela é uma agência de marketing de Curitiba e tem o intuito de fornecer serviços que facilite a sua vida e desenvolva os seus negócios; com ela é possível ter diversas vantagens imperdíveis, como:

 

  • Atendimento personalizado: com base na importância que o marketing tem para os negócios e, que um atendimento adequado tem que ser mantido para um maior diferencial;
  • Paixão: uma empresa comprometida e que gosta das coisas que se compromete a fazer – Sempre a frente de toda tecnologia possível;
  • Foco em resultados: uma empresa com alta performance que atua em toda a jornada de compra e tem como principal objetivo o crescimento dos seus consumidores;
  • Personalização de estratégia e produção de conteúdo.

 

Portanto, se você sentir que precisa de um Inbound Marketing após descobrir as grandes vantagens que ele permite ao seu negócio, já sabe onde procurar.

 

O Que é Inbound Marketing?

Inbound Marketing é uma forma de promover um negócio que segue uma estratégia não invasiva no processo de acompanhamento do consumidor desde a primeira interação até a compra final.

Mas lembre-se de que essa forma de publicidade não é percebida pelo cliente como uma forma de spam, mas como uma informação valiosa que fornece conteúdo útil.

Ou seja, nessa forma de publicidade, o conteúdo não é apenas um meio, mas também um fim.

Além disso, existem diversos ingredientes que podem compor uma estratégia de Inbound Marketing, por exemplo, marketing de conteúdo ou campanhas específicas realizadas por e-mail.

Esta fórmula de marketing tem tido grande sucesso desde 2006 devido aos seus ótimos resultados e atualmente vive seu momento mais doce, o que torna essencial saber em que consiste o Inbound Marketing para ter sucesso nas estratégias publicitárias.

Quando uma empresa fornece informações valiosas ao público-alvo sobre seus produtos ou serviços, essa chegada de visitas ao site ocorre de forma natural, como consequência lógica das ações anteriores.

Os clientes chegam à empresa motivados por sua própria iniciativa – Pense nisso como a sua própria experiência como consumidor!

Confira a seguir, os principais benefícios que essa estratégia pode fornecer para sua empresa.

 

Benefícios do Inbound Marketing

Inbound Marketing se concentra em atrair os clientes certos, os incentivando na conversão e, em seguida, atraindo-os continuamente.

Além disso, o marketing tradicional está desatualizado e não atrai mais consumidores modernos – É aqui que o Inbound Marketing se intensifica e preenche as lacunas.

A ideia de vender sem negociar diretamente é baseada na divulgação de seus conhecimentos sobre serviços, produtos e setores.

Mas como aumentar as vendas sem forçar uma venda? Desenvolva sua marca e estabeleça-se como um líder de conhecimento/autoridade do setor para identificar essas oportunidades precisas.

O Inbound Marketing se concentra em fornecer conteúdo personalizado para as personas do consumidor no momento certo, permitindo que tomem decisões sábias sem se sentirem pressionados para comprar.

A seguir, listamos as principais vantagens do Inbound Marketing. Confira:

 

1ª Vantagem: Economia

Essa vantagem é bem vista por todos que decidem optar por utilizar o Inbound Marketing, visto que em relação às demais estratégias de marketing essa é a que mais gera resultados em relação ao retorno dos investimentos.

Isso é possível graças às métricas que são usadas por essa estratégia.

Anúncios feitos através de rádios, jornais, revistas, panfletos e outdoor, são muitas vezes arriscados devido à falta de estatísticas que se poderia obter.

Já os anúncios feitos por meio de Inbound Marketing conseguem prever estatísticas de quanto do seu dinheiro vai voltar através de novos consumidores.

Assim, através dessas métricas e estatísticas fica mais fácil saber as etapas que sua estratégia concluiu ou falhou, conseguindo fazer uma modificação acelerada sob qualquer erro que aconteça e que prejudique os resultados e o investimento – minimizando as perdas ao máximo possível.

 

2ª Vantagem: Fidelidade do consumidor

Dentro do mercado competitivo que está cada vez mais crescendo, é difícil manter a fidelidade de seus clientes, então, qualquer esforço que privilegie isso é importante para o crescimento de um negócio.

Se existir uma boa estratégia e ela for desenvolvida corretamente é possível que com o tempo os seus consumidores se tornem fixados pela marca – Isso acontece devido a referência e autoridade que se torna no ramo.

E assim é comum que os seus clientes se tornem fiéis e se identifiquem com a sua marca, os tornando clientes fiéis além de divulgadores exemplares; visto que um cliente engajado consegue fidelizar e divulgar para outras pessoas a sua empresa.

Isso acontece por meio das redes sociais ou por indicação direta, mas é de grande importância para desenvolver e crescer um negócio.

 

3ª Vantagem: Segmentação

Essa vantagem te permite orientar suas estratégias de marketing, ou seja, você não corre riscos de acabar disparando para muitas pessoas e tendo baixos retorno.

Com o Inbound Marketing, é possível se desviar de pessoas não interessadas na sua marca e focar em quem realmente interessa.

Assim sua alta taxa de cliente fidelizados sugerem um bom desempenho de segmentação que só é possível através do Inbound Marketing.

Não existe a possibilidade de sofrer com falsas ilusões com essa estratégia de marketing, pois sempre será capaz de realizar diversas análises para que seja possível atingir o sucesso.

Todavia, as estratégias são feitas de forma pensada e desenvolvidas para afetarem exatamente o público-alvo ou persona, dessa forma, seu negócio vai atingir somente os consumidores que se tornaram fiéis a você.

 

4ª Vantagem: Aumento das Oportunidades de Vendas

O Inbound Marketing contribui de forma significativa para o aumento de vendas e dos lucros, isso porque ele ajuda a sua marca ou empresa a manter-se conectada com o consumidor, assim ela se torna uma referência na cabeça dos consumidores.

 

  • Ele aumenta a fidelidade dos clientes em relação à uma marca;
  • O Inbound Marketing ajuda a destacar um negócio e mostrar os diferenciais que existem em relação aos concorrentes;
  • Ele melhora a atração dos clientes e dos novos clientes;
  • Ele amplia o alcance do seu negócio;
  • E, além de tudo isso, cria estratégias de comunicação e relação com o público-alvo e a persona do seu ramo.

 

Deste modo, seu número de vendas aumenta altamente e os reflexos de uma boa estratégia de marketing começaram a aparecer no seu negócio.

 

Conclusão

Imagine que os 3 pilares principais do seu Inbound Marketing – Conteúdo, Social e Busca – fossem representados pelas raízes, caule e copa de uma árvore.

Se cortássemos qualquer uma dessas partes, a árvore não sobreviveria, mas há mais: a vida da árvore também depende de sua relação harmoniosa com o ambiente em que residem suas raízes: a Terra.

Remover a Terra não fará mais sentido para a sobrevivência da árvore – O mesmo vale para o Inbound Marketing.

Sem a automação de marketing, os profissionais de marketing nunca serão capazes de compreender todo o potencial e ROI de seu conteúdo, estratégias sociais e de pesquisa em seu esforço para adquirir clientes.

Portanto, se a sua empresa ainda não apostou nessa estratégia, está mais do que na hora.

Confira em nosso site mais informações sobre marketing digital e como você pode aplicar esta estratégia a partir de profissionais qualificados que só uma agência de marketing digital tem a oferecer.

Até a próxima!