Como saber se BPO vale a pena?
A terceirização de processos de negócios (também conhecida como BPO) é uma prática cada vez mais comum em grandes empresas, e por um bom motivo.
O BPO tem muitas vantagens, envolvendo tempo, recursos e dinheiro. No entanto, a decisão de terceirizar não deve ser tomada sem considerar todos os possíveis efeitos sobre a estrutura organizacional.
É por isso que é necessário entender dois aspectos do BPO: vantagens e desvantagens. Depois de avaliar as vantagens e desvantagens do BPO, sua empresa pode tomar uma decisão mais favorável. Veja neste artigo quais são os principais fatores que devem ser considerados.
Primeiro é importante que você entenda o que é BPO?
BPO é a abreviatura de terceirização de processos de negócios. Esse conceito representa uma estratégia de negócios em que uma empresa contrata outra para realizar tarefas específicas, ou seja, terceiriza tarefas específicas.
Embora o conceito de terceirização já exista há muitos anos, ele é considerado um diferencial estratégico no mercado.
Com a popularização da Internet, tornou-se possível terceirizar vários novos processos, como cobrança, TI, contabilidade e gestão de clientes.
Uma coisa a se notar é que normalmente apenas as atividades não essenciais são terceirizadas.
A empresa não está separada da atividade principal. Na verdade, o objetivo é exatamente o oposto: eles concentram sua energia em si mesmos e terceirizam atividades auxiliares.
BPO é a nova tendência de mercado que vem ganhando espaço.
Para que serve BPO?
O BPO pode ser utilizado para diversos processos, tais como: gestão previdenciária (neste caso, vale-transporte, vale-alimentação, cultura, vale-refeição, etc.), folha de pagamento, controle de tempo, pontos eletrônicos e finanças.
As empresas de BPO estão empenhadas em permitir que os gerentes da empresa se concentrem em atividades mais técnicas e estratégicas na organização.
Assim que uma empresa de gestão financeira especializada em solucionar esses problemas for contratada, ela ficará mais atenta aos detalhes e realizará treinamentos especiais. Para grandes e pequenas empresas, esta é considerada uma solução adequada porque tal processo deve ser modificado ao mínimo.
Entenda a vantagem do BPO e confira o porquê vale a pena:
BPO é uma abreviatura de terceirização de processos de negócios. Esse conceito representa uma estratégia de negócios em que uma empresa contrata outra para realizar tarefas específicas, ou seja, terceiriza tarefas específicas.
O BPO é utilizado porque traz muitas vantagens para a empresa.
Veja quais são os principais:
1. Custo X benefício do BPO
Terceirizar alguns processos e atividades de negócios pode trazer enormes lucros para a empresa. Pode economizar investimento em ativos fixos e custos fixos.
Esses recursos podem ser redirecionados para sua atividade principal. Considere terceirizar seu processo de marketing. Por exemplo, você pode economizar dinheiro comprando os equipamentos necessários e contratando todos os profissionais de que precisa.
2. Mão de obra qualificada e especialista no assunto
Ao terceirizar um dos processos do negócio, você tem certeza de que o serviço será prestado por mão de obra qualificada.
Portanto, se você terceirizar as tarefas do departamento tributário, certifique-se de que essas rotinas estejam nas mãos de especialistas em sua área para garantir a conformidade tributária.
3. Flexibilidade
Ao investir em BPO, a necessidade de investimento em ativos fixos é reduzida, resultando em maior flexibilidade na gestão dos recursos da empresa, ajudando a se adaptar mais rapidamente às mudanças ambientais.
4. Processos mais ágil
Uma das maiores vantagens do BPO é que ele pode aumentar a velocidade de terceirização de processos de negócios.
As atividades de terceirização podem ser realizadas com eficiência e ajudam a agilizar todo o processo, como atendimento ao cliente ou situações de cobrança.
Folha de pagamento como funciona o BPO?
Terceirizar esses serviços pode ser muito valioso para todo o processo de contabilidade e pode atender melhor às necessidades de seus clientes.
A folha de pagamento é uma parte importante do monitoramento dos funcionários e dos processos e direitos da empresa. A execução cuidadosa deste processo e revisão é extremamente importante para evitar erros, reclamações e litígios.
O uso de BPO na folha de pagamento implica nas seguintes responsabilidades:
- Análise e gestão de todo o processo;
- Administração correta da folha;
- Gastos gerais com a folha, produção de relatórios e etc;
- Cálculo de todos os proventos, salários, benefícios e vencimentos;
- Administração e gestão da folha;
- Impressão, entrega e arquivamento de holerites;
- Depósito e transferências.
Vale a pena contratar o BPO?
A equipe de contabilidade do seu escritório não se preocupa apenas em analisar detalhadamente os processos comuns.
Por exemplo, a folha de pagamento tem um dia de fechamento específico no final do mês, o que acaba se tornando um problema porque o departamento precisa resolver vários outros problemas importantes.
A alta demanda pode atrapalhar o processo de definição de uma agenda burocrática e, em última instância, levar à perda de dados.
Esses processos descuidados podem parecer pequenos no início, mas se tornam muito importantes e perigosos, e podem levar a sérios problemas judiciais.
Terceirizando essa parte para um bom sistema de contabilidade (neste caso, contabilidade!), pode ajudá-lo a melhorar sua estrutura organizacional e reduzir a possibilidade de erros salariais.
Ao contratar uma empresa que cuide dessas funções, você não só economiza tempo na contratação e treinamento de profissionais e compra de softwares externos, mas também economiza tempo e torna o processo de pagamento dos funcionários do escritório contábil mais ágil e ágil.
Mesmo que você não recrute por meio de seu escritório, terá profissionais bem treinados para resolver todos os problemas relacionados à folha de pagamento.
Sincronizado com o BPO está a terceirização de processos de conhecimento KPO, ou seja, “terceirização de processos de conhecimento”, ou seja, significa a contratação de um terceiro treinado.
Esse é um aspecto que produz segurança, pois utiliza padrões básicos e legais para as qualificações.
Outra vantagem de contratar uma empresa para realizar esses tipos de processos é a segurança dos dados. Normalmente são analisados de forma automatizada para dar maior segurança ao processo.
Portanto, a automação de dados facilita o acesso a dados específicos, melhorando assim o andamento de processos que antes demoravam muito para serem executados.
O uso do BPO pode liberar o gerente contábil de atividades burocráticas pesadas, permitindo que ele se organize melhor e considere escolhas estratégicas, economize recursos, organize processos e melhore a qualidade dos serviços prestados.