Empreendedorismo

Como Recuperar a Motivação no Trabalho?

O que você sente quando o despertador toca de manhã: entusiasmo ou apatia? Se você escolher a segunda opção, você não está sozinho. Na verdade, 55% a 80% das pessoas veem seu trabalho como uma tarefa árdua, não algo que eles gostam de fazer, de acordo com Emiliana R. Simon-Thomas, Ph.D., diretora de ciências do Greater Good Science Center, em The Four Artigo Chaves para a Felicidade no Trabalho. Se você costuma acordar com a segunda resposta em mente, é hora de implementar técnicas que aumentem sua motivação no trabalho e permitam que você continue crescendo em sua carreira profissional.

Conceito de motivação de trabalho

A motivação no trabalho consiste no “processo pelo qual as pessoas, ao executarem uma determinada atividade, desenvolvem capacidades que conduzem à concretização de determinados objetivos para satisfazer necessidades e/ou expectativas”, segundo a definição recolhida por N. Delgado em estilos de ensino.

Esses esforços vão depender da maior ou menor satisfação recebida, ou seja, seu comportamento futuro será um ou outro dependendo se a dedicação valeu a pena ou não. Segundo Javier Mahillo, professor da Universidade das Ilhas Baleares (UIB) especializado em questões educacionais, a motivação para o trabalho é “o primeiro passo que nos leva à ação”. Sem ela, as pessoas não funcionam, não progridem ou melhoram.

Daí a sua importância no campo profissional, onde aspectos como a relação com os superiores, o reconhecimento, as oportunidades de crescimento, o ambiente de trabalho e a flexibilidade laboral compõem o top 5 dos elementos que influenciam a motivação dos trabalhadores, refletido no The 2019 Employee Engagement Relatório por TinyPulse.

Tipos de motivação no trabalho

Agora, seguindo o que os pesquisadores Edward L. Deci e Richard M. Ryan sugerem em seu livro Self-Determination Theory (2017), existem dois tipos fundamentais de motivação no trabalho:

  • Extrínseca – Ocorre quando o impulso para a ação é gerado por fatores externos, como aumento salarial, promoção ou reconhecimento público.
  • Intrínseca: é aquela motivação que nasce de fatores internos, ou seja, quando você se esforça para alcançar algo por mera satisfação pessoal.

Ambas as fontes motivacionais têm impacto no envolvimento e satisfação no trabalho. No entanto, como a motivação extrínseca é produzida a partir de um incentivo que está além do seu controle, é aconselhável focar na motivação intrínseca, trabalhando em estímulos internos que você pode gerenciar por conta própria.

Por que é importante ir trabalhar motivado?

A razão para focar neste aspecto é que, quando você tem motivação, você se beneficia de vantagens importantes, entre as quais:

  • Eficiência. Quando você é apaixonado por um projeto, não se importa em investir seu conhecimento e tempo nele, para que o trabalho seja muito mais eficiente.
  • Eficácia. Da mesma forma, se você sente satisfação em seu trabalho, as chances de atingir os objetivos propostos disparam.
  • Produtividade. Diante dessa maior eficiência e eficácia, quando há envolvimento em seu trabalho, sua produtividade aumenta em 12%.
  • Energia. Da mesma forma, ter um objetivo emocionante é sinônimo de entusiasmo e energia. O que você sente mais vital quando você tem um desafio pela frente que você gosta?
  • Gerenciamento de estresse. Se você está em estado de desmotivação, qualquer obstáculo parece intransponível; em vez disso, a motivação permite que você tenha uma perspectiva mais positiva, entendendo os impedimentos como oportunidades e gerenciando melhor o estresse.
  • Relações interpessoais. Entre as vantagens da motivação para o trabalho, vale destacar também que aumenta a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Sucesso no trabalho. Como consequência de todos os itens acima, se a motivação no trabalho for alta, a taxa de sucesso que você alcançará será maior.

Mais em: beeworkrp.com.br