CursosEmpreendedorismo

5 Aspectos que influenciam na economia global

Vivemos em mundo cujas relações são bastante complexas, e fatores como sociedade, fluxo de comércio entre os países e aspectos da economia global podem parecer um pouco confusos de se entender. 

Mas calma, caso você tenha dúvidas sobre esses assuntos, temos uma boa notícia. Listamos aqui, nesse artigo, 5 aspectos relevantes que influenciam diretamente a economia global, questões sociais e comerciais. 

Desse modo, esperamos contribuir para aumentar seus conhecimentos sobre o assunto, por meio de bastante informação que você poderá conferir logo a seguir. Por isso, continue a leitura até o final.

1.A dívida dos países

O primeiro grande aspecto destacado na nossa lista é o endividamento contraído pelos países. Afinal, se grande parte dos países estão endividados, inclusive os países mais desenvolvidos, isso impacta diretamente na economia global. 

O principal impacto se dá no valor das taxas de juros, já que a maioria desses países adquirem os empréstimos durante o ciclo de taxas mais baixas. Por exemplo,nos Estados Unidos, diversos países europeus e alguns países emergentes ficaram endividados durante esses ciclos de taxas baixas.

As estimativas feitas para o ano de 2019, apontam o endividamento de cerca de 240 trilhões de reais ao redor do mundo. Desse total, 63 trilhões são de empréstimos feitos pelos governos. Além do já citado Estados Unidos, China e Japão também estão entre os países que mais acumulam dívidas atualmente.

2.Mudança de liderança entre setores dentro da economia global

Seguindo a nossa lista, outro aspecto extremamente influente na economia global é a mudança entre os setores empresariais que trocam a liderança econômica a cada ciclo. Isso se deve, principalmente, ao fato de, com o decorrer dos anos, alguns setores da economia ganharem destaque frente aos outros setores.

Para ficar mais claro, daremos alguns exemplos que ilustram algumas mudanças que ocorreram nos últimos cem anos.  No começo do século XX, as empresas líderes economicamente, ou seja, as que mais obtinham lucro, estavam ligadas a produção industrial em série e de larga escala, como a produtora automobilística Ford. 

O outro ciclo econômico que veio depois, colocou na liderança as organizações ligadas a área de finanças, telecomunicações e vendas de produtos no varejo, como é o caso da Wallmart.  

O ciclo econômico que vivemos hoje privilegia as empresas ligadas a tecnologia, e são exatamente essas que lideram o ranking de empresas mais lucrativas e valiosas no mercado. As empresas desse período são marcadas pela valorização da Informação, e a Microsoft pode ser considerada um bom exemplo para ilustrar esse cenário. 

3.Barreiras comerciais

O objetivo de toda e qualquer empresa é crescer comercialmente dentro da globalização econômica. Às vezes, esse crescimento pode ser dificultado por imposições de barreiras comerciais pelos países. Por isso, o terceiro item da nossa lista é capaz de afetar bastante a economia global.

Após a segunda guerra mundial, a maioria dos países decidiram diminuir a imposição de suas barreiras comerciais, com exceção dos que viviam conflitos durante a guerra fria. 

Nas últimas décadas, porém, vimos que as barreiras comerciais voltaram a influenciar as decisões econômicas a nível mundial. Podemos exemplificar com alguns casos, como a guerra comercial entre EUA e China, e a recente imposição de barreiras econômicas feitas à Rússia. Nesse sentido, podemos entender que a globalização comercial gira em torno da relação entre livre comércio, regras comerciais e barreiras econômicas. 

4.Questões ambientais 

As questões ambientais já estão na agenda econômica de empresas e países, há algumas décadas. E elas também são capazes de afetar a economia global e gerar impactos nos lucros e na sustentabilidade das organizações.

Nesse sentido, o uso generalizado das energias renováveis são todas como importantes objetivos a longo prazo. E essa tendência poderá se tornar realidade daqui alguns anos, à medida que se desenvolvam melhores tecnologias e os custos de produção desse tipo de energias renováveis tornam-se mais baratas. 

Afinal, uma vez que a preocupação ambiental é brida como cada vez mais importante pelos consumidores, é bem provável que somente as empresas que aderirem ao movimento ambiental sobrevivam.

5.Mudanças tecnológicas

Por fim, as diversas mudanças tecnológicas que vivenciamos no decorrer dos anos também são de grande influência e impacto na economia global. Afinal, foi com o desenvolvimento da eletricidade, dos aviões, telefones, carros e diversos meios de comunicação que as economias em diversos setores foram impulsionadas.

E a revolução também passa pela velocidade com que as novas tecnologias chegam às pessoas. Afinal, o que antes podia demorar décadas para atingir um público mais amplo, atualmente chega para a grande parte das pessoas em questão de meses. 

Conclusão

Os aspectos que afetam direta ou indiretamente o fluxo da economia global são inúmeros. Escolhemos para a nossa lista aqueles que possuem maior repercussão e impacto. Esperamos que você possa ter entendido melhor sobre o assunto. Afinal, aumentar nosso conhecimento sobre a realidade em que vivemos, nunca é demais.